Quinta-feira, Maio 05, 2005
INVEJA...
Por que será?

Existem dois tipos de inveja.
Existe uma inveja saudável, ou seja vermos alguém fazendo alguma coisa, uma viagem por exemplo, que muito gostaríamos de fazer e sentir aquela vontade de estar lá no lugar dele. Por exemplo, cada vez que o Amyr Klink sai para um de seus passeios, eu penso que gostaria de estar lá no lugar dele.
Quando vemos alguém fazendo sucesso na vida, é normal pensarmos que gostaríamos de estar lá, fazendo sucesso também... é o desejo normal de todos.
O normal é compartilharmos com esse sucesso, é ficarmos satisfeitos ao ver que pessoas que lutaram por seus objetivos conseguirem "chegar lá". É saudável sentirmos aquela pontinha de inveja, pois é inerente do ser humano o desejo do sucesso.
Contudo, o normal é sentir essa pontinha de inveja, sim. Só que não deixamos de aplaudir aquele que venceu. Reconhecemos seu mérito e o que nos cabe fazer é aprimorar ainda mais nosso trabalho para alcançar o mesmo êxito. Essa é a inveja saudável. A vontade de conseguir sucesso, sem destruir o sucesso alheio.
Por outro lado, existe aquela inveja perigosa, destrutiva. Pessoas de sentimentos mesquinhos, que não suportam ver quem quer que seja subir na vida. Fazem acusações descabidas, procuram denegrir o sucesso alheio, atribuindo-o a qualquer coisa, menos à capacidade de quem conseguiu o êxito. É lamentável.
Quando tenho conhecimento de casos como esse, a primeira coisa que sinto é pena, pois pessoas assim não conseguem ser felizes, não conseguem viver em paz. Preocupam-se em acompanhar o que se passa na vida de outras pessoas, o que estão conseguindo, de que maneira conseguem ter sucesso, que se esquecem de seus objetivos, prejudicando-se a si próprias.
Arquitetam vinganças mesquinhas, procuram denegrir a imagem dessa pessoa, procurando atribuir seu êxito a fatos obscuros, a tramóias, e nunca aceitando que o sucesso realmente se deve à competência de quem soube fazer bem seu trabalho e justamente por isso "chegou lá".
Esquecem-se de que o tempo que estão perdendo nessa sua preocupação nociva, estaria sendo muito mais bem empregado com sua própria carreira, procurando aprimorar a execução de seu trabalho.
Essa é a inveja mal direcionada, destrutiva.
Essas pessoas que, por invejar coisas, chegam a desejar desgraças para que esses outros percam o que conseguiram...
Isso é triste.
Esse tipo de sentimento, além de destrutivo, é auto-destrutivo, pois esse tipo de gente se esquece de lutar para conseguir as coisas...
Somente quer conseguir e de qualquer maneira, tomar posse do alheio.
Ou fica esperando que os azares da vida tirem o que o outro conseguiu...
Enquanto isso, se esquece de sua própria vida. Esquece-se de lutar, de viver, só obcecados pelo sonho irrealizado. Tais pessoas só podem ser dignas de pena, pois só sofrem... E
o que é pior, só fazem sofrer.
Que prazer sádico será esse? Acredito que só um tratamento psiquiátrico poderá resolver esse problema, e é o que aconselho a pessoas que se enquadrem nesse contexto.
Que ao invés de se preocupar com o êxito alheio, que vão à luta, que procurem se ocupar mais e melhor, para assim conseguirem o sucesso.
Vamos experimentar? Ou preferem o tratamento?
Fonte: http://www.prosaepoesia.com.br/editorial/inveja.asp